Ritmos Musicais – Primeiras Práticas Mão Direita no Violão

Compartilhe esses conteúdos

Ritmos Musicais sem Segredos e de Forma Prática

No post de hoje começaremos a estudar um conteúdo muito importante para o aprendizado do violão: os Ritmos Musicais.                                            

ritmos musicais

Para quem está começando a aprender a tocar violão, aprender os primeiros ritmos é sempre um grande  desafio e, além disto, para ajudar, nós brasileiros estamos cercados de uma vasta cultura musical que nos diferencia exponencialmente das demais nações.

A criatividade especial apresentada pelos ritmos brasileiros encanta e inspira qualquer músico que descobre a combinação de acordes, harmonias e melodias com o suingue desta terra maravilhosa que é o Brasil.

Introdução aos Ritmos Musicais

Mediante este desafio, traremos uma série de posts com exercícios para violão que lhe ajudarão a desenvolver a mão direita para a execução dos Ritmos Musicais. Lhe convido a pegar o violão e mãos a obra!

Antes de partirmos para um estudo mais específico sobre cada figura musical na sequência de aula de ritmos, assista aos vídeos abaixo e pratique os exercícios com bastante calma e persistência, pois essa prática contribuirá muito para que você domine os Ritmos no Violão.

Neste primeiro exemplo utilizaremos uma técnica de apoio para o dedo polegar que lhe ajudará a desenvolver uma base sólida para a execução futura de ritmos e dedilhados.

Ritmos Musicais – Exercício Mão Direita – Parte 1

 

No segundo exemplo a ideia é manter o dedo polegar fixo e trabalhar a movimentação (com apostura correta de mãos e dedos)  das cordas inferiores 3,2 e 1.

 Ritmos Musicais – Exercício Mão Direita – Parte 2

Após treinar separadamente os exercícios anteriores que trabalham com a movimentação do dedo polegar sobre os bordões e com os dedos indicador, médio e anular sobre as cordas 3,2 e 1, neste terceiro exemplo treinaremos a movimentação completa da mão direita, sempre respeitando a postura correta do braço, mãos e dedos.

Ritmos Musicais – Exercício Mão Direita – Parte 3

Lembre-se sempre de treinar lentamente cada exercício até estar bem familiarizado. Aos poucos a percepção em relação a cada movimento será automática e você já poderá passar para a próxima fase.

Espero que tenha gostado da nossa aula!

Summary
Review Date
Reviewed Item
Ritmos Musicais
Author Rating
51star1star1star1star1star

Compartilhe esses conteúdos
Curta e compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*